23 novembro 2009

Não há como explicar ...


em palavras o imenso amor que eu sinto por você. É algo maior e extremamente mais forte que eu. Uma sensação que jamais senti por outro alguém, uma sensação de conforto e paz. Um sentimento guardado no meu peito, isolado de tudo e de todos, um sentimento que move a minha alma e me acalma. Algo dulce, algo raro... é.

04 novembro 2009

Morte Devagar


Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.

Nada como mulheres amigas

Há quem dia que mulheres quando são amigas são insuportáveis, por que uma concorda com a outra e não se desgrudam. A vida apresenta milhares de pessoas e cada uma delas vem cumprir um papel em nossa vida. Todas elas ficam na nossa memória, nos hábitos, nas fotos, nos quarados. Eu tenho tanta saudade de todas as amigas que já estiveram na minha vida. Tem as amigas da família, as primas, irmãs, tias, que sempre estão indo e vindo, provando que o tempo passa, mais cartas coisas nunca mudam. Aquela amiga que é desbocada que fala palavrão se mete em encrencas mais faz você rir muito. A que você anda de braços dados para todo canto, a que você contou sobre o primeiro garoto que se apaixonou, a que te da toques de roupas, pessoas, cortes de cabelo e comportamento, a que é chorona, que te critica de cinco em cinco minutos, a nerd que sabe de tudo, aquela é melosa gosta de ficar abraçando e mandando recadinhos de amor, a que você dividiu a cama na viagem que foi o maior programa de índio. Aquela que você conta tudo e que sente entendida, aquela de te da bronca e manda você parar de roer, aquela que você não tem vergonha de dizer que Amam a que apresenta os melhores caras, aquela que passa com você os momentos mais difíceis. Aquela que liga todo dia. A intelectual que ensina as melhores coisas. Aquela que abraçou em silencio e sentiu você chorar, aquela que te virou as castas quando você mais precisou, aquela que é egoísta, e aquela que faz tudo o que você pede, aquela que ouve quando esta apaixonada e passa horas falando do mesmo assunto. E tem também a que entende quando você a deixou para ficar com o namorado, aquela e exige sua atenção e também aquela idealista com que você passa horas falando do problema da humanidade. Aquela que só liga no dia do aniversario, a que parece sua mãe de tanto conselho de da, a que você sente ciúmes, a que você invejou escondido, a que tem um carinho desde a primeira vez que viu, aquela que pede a Deus por você. A que te magôo por que te trocou por outra que não valia nada, aquela única que você dividi o que tem de mais precioso. A que paga as coisas para você quando esta sem grana, aquela que era mais chegada e você não vê mais, tem quem não possui tantas amigas mais uma vale por todas, aquela que sempre é uma boa companhia mesmo que seja para não fazer nada. Os homens também são bons amigas mais nada como duas mulheres amigas.